,

Resenha: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa

sexta-feira, outubro 18, 2013



Livro: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
Série: As Crônicas de Nárnia
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Páginas: 180


“Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado”, sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu."

Olá leitores! Hoje venho fazer a resenha de mais uma crônica de Nárnia. Caso vocês não lembrem eu estou participando de um projeto e tenho que resenhar uma crônica por mês, porém estou atrasado e terei que resenhar mais de uma neste mês de outubro.

           Este é o primeiro livro da série As Crônicas de Nárnia considerando a ordem de publicação. E na ordem cronológica, que é na minha opinião a que mais importa, este é o segundo livro. O livro começa a se desenrolar quando os irmãos Pevensie vão passar suas férias escolares na casa do professor Digory Kirke. Digory que é o personagem principal do primeiro livro, quase não aparece no segundo. E nas suas poucas aparições, ele diz coisas bastante inteligentes. Pelo fato de o tempo estar chuvoso, as crianças resolveram brincar de pique-esconde dentro da enorme casa com inúmeros quartos e salas. E é na hora desta brincadeira que Lúcia, uma das crianças entra em um guarda-roupa e descobre o fantástico mundo de Nárnia. E depois de alguns dias os quatro irmãos (Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro) vão juntos à Nárnia. Lá tinha uma feiticeira muito má, e achava que era dona de Nárnia. O quarteto junto com Aslan (o leão), e com a ajuda de alguns animais falantes tem a missão de derrotar a feiticeira e levar a paz para aquele mundo.

         Mantendo o padrão prático e rápido, o autor vai narrando toda a aventura das crianças por aquele mundo. O mais legal de tudo é que o autor escreve como se tivesse realmente falando conosco. Exemplo disto são os trechos: "Como eu disse no capítulo anterior", "A história está chegando ao final", dentre outros. Levando em consideração que O leão, a feiticeira e o guarda-roupa é um livro infantil, muitos adultos podem ler e se divertir bastante. O livro vai muito além das palavras ali escritas.

     Como no primeiro livro, novamente senti o cristianismo presente na história. Principalmente quando Aslan teve que morrer para pagar pelos "pecados" ou melhor dizendo "erros" de Edmundo. Muito parecido com a história da bíblia, onde Jesus morre pelos nossos pecados. E esta história tem um final espetacular. Lewis não escreveu apenas o encerramento do livro, escreveu o encerramento e deixou várias portas para que novos livros pudessem surgir à partir delas. Foi o que aconteceu né? rsrsrs Leitura muito rápida, divertida e empolgante, merece cinco estrelas!



Eu iria fazer a resenha do filme junto com o livro neste post, mas pensando melhor preferi deixar para falar do filme em uma outra oportunidade. Espero que tenham gostado do post. Até a próxima, God bless you!

Você também poderá gostar:

9 comentários

  1. Estou louca para ler! Já tenho o livro, mas falta tempo... Que bom que está gostando!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (: C.S.LEWIS me conquistou de uma maneira tão rápida e simples haha

      Excluir
  2. Comprei o volume único, estou louca pra ler! Mas até hoje só vi o primeiro filme, que é exatamente O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa. :/
    Gosto dos clássicos infantis, sempre tem ótimas mensagens.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha visto o filme quando era menor, mas eu revi ele esses dias e adorei. Muito fiel ao livro!

      Excluir
  3. Oi, Filipe! Tudo bem?
    Ahhh, os livros de Nárnia são os melhores. E esse é um dos melhores dos sete.
    Tenho a versão única em casa e quero muito reler todos eles um dia.
    Acho até que vou colocar como meta para o próximo ano, reler Nánia e HP. :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi! Quanto tempo que não venho aqui!
    Bom, parabéns pela resenha. Já vi o primeiro filme da série (sei que tem mais de um, mas não sei quantos são) e gostei bastante, achei bem criativo. Esses dias vi uma menina na minha escola lendo o volume único e me assustei, não com a quantidade de páginas, mas pela qualidade (folhas brancas e fonte pequena). Não sei se leria nessa edição.
    Beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Deu até vontade de ler ! :)

    www.bugigangazdanet.blogspot.com
    Seguindo

    ResponderExcluir
  6. Oi! ^^
    Eu AMO essa série. Já li todos e os que eu mais gosto são: "O sobrinho do Mago", adoro ver Aslan criando Narnia e descobrir de onde veio o lampião, e "A última batalha", acho que não poderia haver desfecho mais perfeito. Gosto muito dois outros livros também, mas esses dois são a perfeição literária pra mim.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou quase comprando a coleção completa de tão curiosa que estou sobre esses livros. E sua resenha... nossa. Preciso!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.