, , ,

Resenha: Réquiem para um assassino

domingo, outubro 06, 2013

Olá pessoal, hoje venho trazer mais uma resenha de um livro nacional para vocês. Recebi este livro em parceria com a editora Bússola, e fiquei muito feliz com o resultado não só dá edição mas também da história em si.

Livro: Réquiem para um assassino
Autor: Paulo Levy
Editora: Bússola
Páginas: 220
Ano: 2011

Sinopse: Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.

Resenha:
        A história gira em torno de Joaquim Dornelas, um dedicado delegado que está passando por um dos momentos mais delicados de sua vida. Após optar pelo seu trabalho ao invés da família, sua mulher e seus filhos foram morar em outra cidade, deixando-o sozinho em sua casa. Em um dia comum ao ir para o trabalho ele se depara com um aglomerado de pessoas e ao verificar o que era ele encontra uma vítima de assassinato caída no mangue. Este crime recebeu um grande destaque na mídia, o que dificultava ainda mais a resolução do caso.

        Um ponto super positivo que encontrei neste livro, é que o autor consegue entrelaçar a vida pessoal com a profissional do protagonista. Um exemplo disso é o envolvimento de Dornelas com outra mulher, o que dava um toque de romance na história. O relacionamento entre os personagens vão se desenvolvendo ao decorrer do enredo, e você vai se identificando com alguns e se estranhando com outros. Paulo Levy tem uma escrita envolvente e rápida, o que faz com que as 220 páginas passe num piscar de olhos. O gênero do livro também ajuda a desenvolver esta sensação no leitor, acho que por esse motivo amo romances policiais. 

       Não consegui solucionar o caso antes do término do livro, mas nem por isso fiquei surpreso com o autor do crime. Acho que o autor deveria dar mais pistas para que o leitor se sinto no lugar do delegado. Quase terminando o livro, Dornelas arma um plano para pegar o assassino, achei genial esta parte e fiquei muito curioso para saber o resultado. Uma coisa que eu não poderia deixar de falar é sobre a edição. Não esperava um livro tão caprichado como este que chegou para mim. A capa tem um total ligamento com a história e as folhas são amareladas, um pouco "grossinhas" e tem um cheiro incrível hahaha! Adorei essa folha, quero mais livros assim (:

      Enfim, indico muito este livro para todos vocês que querem um romance policial rápido e prático. Gostei muito e estou louco para conferir a próxima aventura do delegado Dornelas em "Morte na Flip". Vamos ver se a editora vai me enviar né? Terei o maior prazer em ler e resenhar para vocês.
Abraços!


Você também poderá gostar:

11 comentários

  1. Parece ser um livro muito bom, e sua resenha realmente me fez querer fazer ler esse livro. Gostei principalmente pelo fato de ser nacional e eu fico feliz em saber que esse tipo de literatura está alcançando cada vez mais o nosso país.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah isso é verdade, ultimamente tenho lido alguns nacionais espetaculares.

      Excluir
  2. Oi Lipe. ;)
    Já ouvi e vi muitas resenhas positivas desse livro e confesso que sou super curiosa para ler ele. Não gostava muito de livros desse genero até ler Sangue na Neve e adorar.
    Espero ter oportunidade de ler em breve.
    Sua resenha ficou ótima, como sempre né? hehehe
    Beijos

    Jéss - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssssss thanks!
      Acho que você vai gostar sim.
      Este gênero está conquistando cada vez mais leitores s2

      Bjsss

      Excluir
  3. Opa, o livro parece ser muito bom. Ele me chamou bastante atenção. Ótima resenha, parabéns pelo blog.

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, já havia ouvido falar desse livro positivamente. Acho que sua resenha me atiçou ainda mais a curiosidade.
    Beijos

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha espero que consiga matar esta curiosidade. Bjs!

      Excluir
  5. Oi, parceiro! :)
    Mais um livro que quero muito ler. E sua resenha ajudou a confirmar minhas expectativas.
    5 estrelas? Deve ser muito bom mesmo.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, vim passando para divulgar o SORTEIO que abri hoje no blog!
    Prêmio: livro 'Claro que te amo' + Kit de esmaltes' .. Vai perder essa? Não né?!! =D

    URL: http://www.chadecalmila.com/2013/10/sorteio-claro-que-te-amo-kit-de-esmaltes_9.html

    PARTICIPE E BOA SORTE !

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.