Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

quarta-feira, maio 07, 2014

Nome do livro: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 462
Lançamento: 2010

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

            É notável que há muito tempo não faço uma resenha por aqui né? Acho que essa vai ser a primeira de 2014 (que vergonha). Hoje vou falar de um livro que todos os blogs já resenharam e acho que estou sendo o último a fazer isso. Já tenho este livro na minha estante a bastante tempo, mas nunca tive uma atração muito grande por ele, e por este motivo ainda não havia o lido. A história todos vocês já devem conhecer, então não tem muito o que contar a não ser minhas impressões ao fazer a leitura. 

           Com uma escrita rápida e fluente, Cassandra Clare nos apresenta o mundo de sombras, onde existe várias criaturas mágicas como vampiro, demônios, feiticeiros, etc. Um trabalho bastante difícil, com apenas 100 páginas a autora conseguiu nos deixar por dentro de quase tudo daquele mundo, o que outros autores geralmente levam o primeiro livro inteiro da série para fazer isso. Porém encontrei alguns problemas que me atrapalharam um pouco na leitura. O primeiro, mas não muito importante, é a edição que estava muito falha. Falta de pontuações e principalmente travessões fazia eu ficar perdido as vezes, o que se resolvia com uma releitura da página. Também não gostei do fato de que os personagens secundários meio que controlavam a história, não via Clary como uma menina de atitude ou uma verdadeira protagonista, as vezes Jace ou até mesmo Simon era mais importante que ela, e isso acontecia em várias cenas.

           Por mais que os personagens foram bem construídos, com personalidades fortes, defeitos e qualidades, não consegui me identificar muito com eles. Jace é um mala, não consegui gostar dele nem um pouco (fandom não me matem). Um dos meus personagens preferidos com certeza foi o Simon, que vive na grande friendzone, e o único personagem que conseguiu me surpreender com suas atitudes. Não esperava nada dele, nem achava que ele estaria tão presente na história. Também gostei muito da Isabelle com seu jeito protetor e implicante.

               Resumindo, foi muito boa a leitura e já estou lendo a sequência. Porém não correspondeu todas minhas expectativas. Acho que pelo fato de que eu não estava muito afim de ler uma fantasia, e também por já saber partes do enredo através de spoilers passado por primos e amigos da internet. Posso definir que Cidade dos Ossos foi mais um dos bons livros que tenho em minha estante e que me levaram para um mundo totalmente novo.


Você também poderá gostar:

18 comentários

  1. Realmente está todo mundo lendo essa série, Filipe. E embora veja vários elogios não tive uma vontade especial de ler, alguns comentários não me animaram. E pelo que sei dos personagens, creio que teria uma opinião parecida com a sua. Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabi, quem sabe algum dia você anima a ler e se surpreende? Eu fui com muitas expectativas por isso não me surpreendeu, mas se você for desanimada talvez pode ter uma surpresa. kkkk

      Excluir
  2. Tudo bem... Não vou te matar... Mas sou MEGA fã do Jace kkkkkkkk
    Meu sentimento é que nesse livro, ou melhor, na série como um todo, não há protagonistas. Cada momento é de um personagem diferente.
    Esse é um dos livros que entraram para a minha lista de querdinhos de 2014... Já li até o 3 e estou no aguardo do vol. 4 e 5 chegarem aqui em casa.
    beijos
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vishhh kkk sou team Simon hahha! Mas enfim, estou na metade do segundo e estou vendo uma grande melhora, com certeza vou querer ler todos!

      Excluir
  3. Ai que pena que você não gostou do Jace. Eu amo ele hehehhe. Se você gostou do Simon vai gostar mais do 4 livro em diante.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica, estava precisando dessa animação para continuar a série. Agora com certeza quero ver o que vai acontecer rsrs.

      Excluir
  4. Tô louca pra ler esse livro! Felizmente, dessa história eu não sei nenhum spoiler....
    Gosto de fantasia, mas meu medo é q seja um Crepúsculo da vida... rss

    Beijooo

    http://subexplicado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cah, não posso te falar pois não li Crepúsculo ):
      Mas pelo que eu vejo nos blogs os elogios caem com tudo em Cidade dos Ossos, ao contrário de Crepúsculo.
      Bjss

      Excluir
  5. Li esse livro já faz bastante tempo e ainda não toquei no próximo volume que chega a estar com poeira. É que todo mundo fala que cidade das cinzas é o livro mais chato da série então fico com preguiça

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk anima amigo. Até agora estou achando bem legal Cidade das Cinzas, melhor que o primeiro... Mas vamos ver né kkk

      Excluir
  6. Oi, Filipe.
    Eu tinha muita vontade de ler este livro, mas a vontade passou totalmente ao ver a versão cinematográfica. Sei que não deveria misturar ambos, pelo motivo de sempre o filme não ser totalmente fiel ao livro, mas algo me além que eu não explicar me fez não querer ler a série. Quem sabe futuramente? . Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que deveria ler, na verdade o filme mudou muuuuuuita coisa. Então não da pra comparar. Odiei o filme e gostei do livro.

      Excluir
  7. Eu tenho esse livro aqui em casa, mas ainda não li.
    O fato de não ter a série toda em mãos me desanima muito pra começar a leitura, mas um dia eu faço isso! Ainda preciso ler pra ver o filme.

    http://memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tenho todos, somente os dois primeiros. Acho que vou sofrer de ansiedade para ler o terceiro kkk

      Excluir
  8. A Clary fica mesmo bem apagadinha. Eu gosto do Jace e da Izzy, mesmo alguns coisas sendo detestáveis neles! kkkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izzy conquistando cada vez mais meu coração Hahaha s2

      Excluir
  9. Eu li esse livro e gostei, falta ler o quarto para ver se também é bom, gostei da sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE NO NEWSLETTER

Receba um e-mail com os novos posts! Relaxe, não divulgaremos o seu e-mail.

Disclaimer

Para fins de direitos autorais declaramos que as imagens do site são encontradas na internet e não tomamos o crédito, a não ser que dito. Se você (pessoa jurídica ou física) possui os direitos de alguma imagem e não quer que ela apareça em nosso site favor entrar em contato e ela será removida.